O médico que era responsável pela pasta da Secretária Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana Celino Pessanha Gonçalves Filho pediu exoneração ontem do cargo.
Hoje, sexta-feira, 14-12, pela manhã, Dr. Celino concedeu entrevista à Rádio São Francisco FM e falou que com muita tristeza, neste momento que é complicado, foi obrigado a pedir exoneração do cargo em função de atraso de pagamento dos médicos.
"Infelizmente acontecem coisas que estão fora do meu controle principalmente com relação ao atraso do pagamento. Foi pago aos médicos a metade do salário do mês de novembro. Os médicos estão se recusando a fazer o plantão enquanto não receber o restante",disse.
Crise atinge as duas emergências do município sanfranciscano.
Segundo o ex-secretário, a crise na saúde de SFI atinge as duas emergências do município que é o Posto de Saúde do centro da cidade e o Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas Zona rural do município.
"Ontem ainda consegui pedir a um colega para fazer o plantão na base do favor para que o Hospital Manoel Carola não ficasse desguarnecido", disse Dr. Celino.
Nos demais postos de saúde como fica a situação?
Bem, segundo o Dr. Celino, nos postos de saúde o atendimento é a nível ambulatorial. "Então tem alguns postos que continuam com médicos porque são médicos concursados", conta.
Agora no hospital a grande maioria é de médicos contratados. Os médicos da emergência não estão mais com interesse em trabalhar e não vão ao plantão enquanto não resolver a questão.
De acordo com o diretor do Fundo Municipal de Saúde, Rodrigo Dumas, em entrevista ao Ururau além dos dois médicos que faltaram, outros dois, do plantão desta sexta-feira (14/12), já teria avisado que não irão trabalhar.
“Estamos com apenas a metade do salário de novembro e sabemos se vamos receber o salário de dezembro”, revelou. Antes de pedir exoneração, Celino, ainda teria minimizado a falta dos plantonistas, com a convocação de outro profissional do quadro da secretaria para dar continuidade aos trabalhos no hospital. “O secretário de Saúde conseguiu um médico para atendimentos emergenciais, mas a situação não depende dele, mas sim da administração da Prefeitura”, completou Rodrigo.
Fonte: Blog do Paulo Noel
Nenhum comentário:
Postar um comentário