Representantes do Terminal Portuário Offshore Canaã, que será implantado em Barrinha Litoral do município de São Francisco de Itabapoana fizeram uma apresentação do projeto para autoridades municipais. O encontro foi uma solicitação do presidente da Câmara, vereador Claudinho Viana, e aconteceu nesta quita-feira (05/12) no auditório da Casa de leis com a presença dos vereadores, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vários secretários municipais, além dos comandantes da Companhia de Policia Militar e do Posto 15 do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) do município, e do vereador da cidade de Campos, Miguelito.
Inicialmente o gestor do empreendimento Rogério Araújo fez a apresentação do projeto e em seguida as autoridades fizeram as suas colocações e questionamentos. Durante quase três horas, foi debatido várias questões tais como: geração de emprego e renda, impactos diretos e indiretos ao meio ambiente, segurança, mobilidade urbana, políticas compensatórias entre outros.
O vereador Alexandre Barrão, por exemplo, questionou quanto ao destino do lixo produzido pelo porto, enquanto o vereador Raliston Souza destacou a importância de criar o mais rápido possível programas de qualificação de mão de obra local. Já o vereador Fabinho do Estaleiro falou sobre a estrutura de rodovias para acesso ao empreendimento.
Esses e vários outros questionamentos foram feitos e respondidos pelo gestor do projeto, o economista Rogério Araújo, que destacou a urgência por parte dos gestores do município em cria mecanismos legais que incentivem através de benefícios fiscais a instalação de novas empresas. “O porto será um atrativo para várias outras indústrias e é preciso que o município faça o dever de casa criando atrativos fiscais”, disse Rogério.
A diretora do departamento de trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, Gleicy França, informou que existe um balcão de empregos na secretaria, e solicitou que o porto Canaã possa estar absorvendo esses trabalhadores cadastrados e que possa estar criando parcerias para novos cursos que atendam a demanda do próprio porto.
No dia 11 de dezembro estará acontecendo no Centro de SFI, a partir das 19h, a audiência pública onde será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Essa é uma das etapas previstas antes da emissão da licença prévia, que é concedida pelo Inea.
Fonte: Redação/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário