O Comitê Estadual do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo) se reuniu na tarde da última quinta-feira (11/04), em Gargaú, distrito de São Francisco de Itabapoana,O encontroacontece periodicamente para avaliaçãoe bom funcionamento do programa.
Além de integrantes das Secretarias Municipais de Agricultura, da Assistência e Promoção Social, e Educação, marcaram presença a Secretaria Municipal de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Emater e instituições envolvidas no Programa, como UFF, UENF, UFRJ e IFF.
Durante a reunião foidiscutida a prioridade para inclusão no programa, também, de assentados, e pescadores, bem como a necessidade da inserção dos cursos nas comunidades que ainda não foram atendidos para qualificar o agricultor familiar.
Desde o ano passado o Comitêjá se reuniu seis vezes em diferentes municípios do Estado. Esta é a primeira vez que o encontro é realizado em São Francisco. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 8 de maio em Seropédica.
“- Estamos em processo de construção.Temos que ouvir os movimentos sociais que são nossos elos para identificarmos as demandas. Nosso objetivo é atender a população com os cursos gratuitos, fixar o homem no campo e conter a migração”, ressaltou o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Estado do Rio de Janeiro, José Otávio Fernandes.
Pronatec - Apoiado pelo MDA, o Pronatec é uma das linhas de ação adotadas pelo Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira.
ASCOM - SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário