Com a chegada do feriado prolongado de sábado (21/04), Dia de Tiradentes, e segunda-feira (23/04), Dia de São Jorge, o Hemocentro Regional de Campos, solicita com urgência de doadores para abastecer o estoque de sangue da unidade que está muito baixo.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, a falta de sangue não se restringe apenas ao “O” negativo, mas sim a todos os tipos sanguíneos. “Se as pessoas não comparecerem ao Hemocentro para doar, não poderemos atender aos pedidos recebidos, inclusive durante o feriadão”, alerta.
Ainda segundo Cristiane, nos feriados o número de doadores cai ainda mais. A dificuldade de transporte também é outro fator que interfere. “Tem poucos ônibus circulando e nossos doadores estão tendo dificuldade de chegar ao Hemocentro”, disse.
O Hemocentro atende hospitais públicos e particulares de Campos e de 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense. A unidade funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, no Hospital Ferreira Machado (HFM), situado na Rua Rocha Leão, nº 02 no Bairro do Caju.
Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. A unidade precisa de no mínimo, 70 doações/dia, mas tem recebido uma média de 20 doações.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Em casos de dúvidas os interessados podem ligar para: 0800 2820 250
Fonte: Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário