FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE

VOCÊ PRECISA DE CONSULTAS DE QUALIDADE AO SEU ALCANCE? VENHA PARA A PRÓ-SAÚDE, AQUI VOCÊ ENCONTRA CONSULTAS EM DIVERSAS ESPECIALIDADES E MÉDICOS RENOMADOS. SÃO ELES:

. Dra. Manuela Queiroz (GinecologistaObstétrica e Preventivo)
. Dra. Fernanda Aguiar (Clínica Geral e Dermatologista)
. Dr. Gabriel Cordeiro (Pediatra)
. Dr. Carlos André Chacar (Pediatra)
. Dr. Marcos Aurelio (Otorrino)
. Dr. Guilherme Calvão (Urologista)
. Dr. Arthur Borges (Neurologista)
. Dr. Vitor Perisse (Ortopedista)
. Dr. André Gustavo (Clínico Geral e Reumatologista)
. Dr. Gil Alvarenga (Clínico Geral e Endocrinologista)
. Dra. Denise Beraldi (Psicologa)
. Dra. Adriana Vilaça (Fonoaudiologa)

EXAMES LABORATORIAS PELO PLÍNIO BACELAR DE SEGUNDA A SEXTA DAS 07:00 AS 10:30.

TELEFONES DE CONTATO:
FIXO (22) 2789-1156 CELULAR (22) 97791153

LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE ao lado da cersan em São Francisco


terça-feira, 11 de junho de 2013

Meningite: Veja como diagnosticar e tratar essa doença infecciosa

A suspeita de que a menina Nicolle Manhães, de apenas nove anos, tenha contraído meningite abriu a discussão sobre a doença. Ela morreu na madrugada desta terça-feira (11/06), no Hospital Ferreira Machado (HFM). A morte cerebral já havia sido constatada, mas ela continuava sendo mantida pelos aparelhos da UTI pediátrica.
O
Site Ururau fez uma matéria especial sobre a doença que atinge principalmente pessoas com baixa imunidade. A epidemiologista Elizabeth Tudesco fala sobre causas, prevenção e tratamento. Segundo a especialista a meningite é uma doença que pode ser diagnosticada durante todo o ano, mas que predomina durante as estações mais frias.
“É mais comum durante o outono para o inverno, e do inverno para a primavera, são mais acometidas num período de baixa imunidade principalmente nas crianças e idosos. A meningite é causada por incontáveis bactérias, por fungos, vírus e por outras formas como protozoários, neste último é muito comum em pessoas imunodeprimidos como os portadores do vírus da Aids”, disse.
A especialista explicou que a meningite pneumocócica é bacteriana. “É a principal bactéria causadora de pneumonia e responsável por doenças que atingem os sistemas: respiratório e auditivo. Pode causar otite e sinusite, podendo alcançar as meninges e causar a meningite que é a infecção das meninges. O pneumococo é uma forma não transmissível, mas pode causar sérios danos e até sequelas como surdez e paralisia e evoluir até a morte”, explicou.
Segundo a epidemiologista, o tratamento é à base de antibióticos e em 48 horas o organismo começa a responder, mas se a medicação for tardia essa resposta é menor. “Se a bactéria é mais forte e a imunológica for mais fraca pode iniciar um quadro de infecção grave. Do mesmo modo que a resposta imunológica é boa e a bactéria tem baixa virulência. A meningite tem cura e a pessoa pode ficar sem sequelas”, comentou.
 Tudesco ressalta a importância da prevenção. “Hoje as crianças devem se vacinar com a Prevenar. Outra vacina indicada é a Pneumo23, ministrada para quem tem baixa imunidade e HIV. A vacina Antimeningocócica C  é aplicada também na infância. Em 1999 a vacina Tetra Valente foi incluída no calendário e desde então no Brasil não foi mais registrado óbito de meningite causada pela bactéria Hemofilo B”, ressaltou.
Outra forma de prevenção é a renovação de ar no ambiente, com janelas abertas para que o ar circule pela casa, manter o ambiente limpo, o cartão de vacinação deve estar em dia. Também é importante que o paciente não se automedique caso apresente febre, dor de cabeça e falta de apetite.
“Outro sintoma é a rigidez na nunca, faça o teste em casa mesmo. Coloque o queixo encostado no peito, se não conseguir e incomodar a pessoa pode estar com irritação nas meninges. Outro sintoma em adultos é o vômito a jato. No caso dos bebês a moleira fica alta, ele chora muito, tem dificuldades de sugar e pode até ter convulsão”, informou.  
De acordo com Elizabeth a meningite meningocócica é aquela que possui um portador sem sintomas. A pessoa contrai a bactéria que fica na parte posterior da garganta e convive com ela.
“Transmite através do contato intimo e prolongado, é repassado para as pessoas mais próximas. Por exemplo, o pai pode contrair e repassar para os filhos. Neste caso é necessário fazer o controle dos portadores. Quando uma pessoa apresenta esse tipo de meningite é preciso fazer um bloqueio com os comunicantes mais próximos, desse jeito fecha a cadeia epidemiológica. Isso pode ser feito em uma creche, num quartel e em um asilo. É necessária a medicação para evitar que o portador passe a bactéria para outras pessoas. Essa medicação é própria prescrita pela saúde pública”, falou.
A epidemiologista disse ainda que a doença meningocócica pode ser desenvolvida em adultos e crianças. Manchas pelo corpo, como se fossem picadas de mosquito, acompanhadas de febre, vômito e dor de cabeça, são os principais sintomas.
“As pessoas devem ficar em alerta aos sintomas. No período frio um bom conselho e evitar ficar muito tempo exposto às condições climáticas. Outra recomendação é procurar um especialista assim que os sintomas aparecerem, só ele vai poder indicar os exames e remédios. Evitar a automedicação e não procurar um farmacêutico para que ele indique o remédio. O certo é ir ao médico, pois será este o profissional que vai diagnosticar a doença. E em caso de suspeita procurar a vigilância em saúde do município para orientar a todos da família e grupos mais próximos”, finalizou.
Fonte: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário