“Campos tem tudo para voltar a ser não só uma grande produtora de cana, mas uma das maiores”. As palavras são do presidente da Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro (Coagro), Frederico Paes, que concedeu entrevista ao Site Ururau logo depois de um contrato de crédito rural assinado entre a cooperativa, o Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e a Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira (04/07) no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro.
Com esse investimento, segundo Frederico, o município do Norte Fluminense irá alcançar consideravelmente a meta de atingir, já para 2014, 50% da produção de cana-de-açúcar sem queima, através do financiamento de mais de 6 milhões pela AgeRio, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para compra de máquinas colheitadeiras.
“A revitalização do setor sucroalcooleiro começou desde a criação da Coagro. Esse [convênio] é mais um passo que estamos dando e isso é muito importante. Eu acredito que a gente poderá, após a aquisição das máquinas, ocupar áreas menores, só que com uma produção muito maior. E com os recursos de irrigação, tecnologia moderna, novas técnicas de plantio, entre outras coisas poderemos estar produzindo o bem mais”, comemorou o presidente.
Além do contrato com a AgeRio, a cooperativa também assinou um financiamento de R$ 12,5 milhões com a Caixa Econômica Federal, para plantio e custeio de insumos de cana-de-açúcar. “Hoje nós podemos dizer que temos o apoio do governo estadual, federal e municipal, onde, através do Fundo de Desenvolvimento da Cana (Fundecana), a Prefeitura liberou um crédito de R$ 1 milhão, que serão utilizados para a renovação de lavouras e adequação da não queima da cana”, informou Frederico.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos, José do Amaral, este é um sinal muito importante para a recuperação do setor sucroalcooleiro do município. “Esperamos que todas essas iniciativas sejam coroadas com êxito, pois a cana sustenta a cidade de Campos há quase 500 anos. Essa é uma conquista que temos que prestigiar e comemorar muito”, ressaltou.
Fonte: Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário