Jorgiana Onorato é mãe de duas adolescentes. A pedagoga levou as filhas ao ginecologista para exames de rotina e receber orientações sobre o início da vida sexual. O médico pediu que vacinasse as meninas contra o HPV, mas ela se surpreendeu com o preço: R$ 300 cada dose.
O vírus é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero. No Brasil todos os anos são registrados cerca de 18 mil casos, é o segundo que mais mata mulheres no país. A vacina só é encontrada em clínicas particulares e custa caro, mas o Rio de Janeiro pode se tornar o primeiro estado a oferecer a vacina na rede pública. Uma lei sancionada esta semana criou o programa estadual de vacinação contra o HPV.
A nova regra diz que a vacina será oferecida gratuitamente em todo o estado e o programa também terá distribuição de material educativo e convênio com instituições públicas para cursos de capacitação. O projeto ainda precisa ser regulamentado pela secretaria Estadual de Saúde, só assim vai ser possível saber a faixa etária vacinada, o tipo de vacina usada ou data para o início da imunização.
Foto: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário