A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana realizou operações de fiscalização nesta segunda-feira (10/10) no município. A equipe paralisou o a realização de uma barragem na Boca do Sereno, na comunidade de Lagoa Feia. Houve também nesta segunda, flagrante de cativeiro ilegal de pássaros.
Seguindo informações de denúncias de pescadores da colônia de pesca e do vereador Kademar Cordeiro, a equipe da secretária de Meio Ambiente, composta pelo secretário Roberto Vinagre, João Matosinho e outros técnicos seguiu, acompanhada da Polícia Militar, para a Boca do Sereno averiguar o fechamento da vala de um braço do Rio Itabapoana. Já no caminho, foram identificados 5 caminhões e uma retroescavadeira retornando do local.
Na Boca do Sereno foi constatada a realização da barragem que prejudicaria diretamente a pesca, além de impactar todo o ambiente da região. As máquinas foram imediatamente paralisadas e 20 produtores rurais, sem autorização, foram qualificados no local. A barragem realizada será desobstruída pela força das águas, impedindo os prejuízos ao meio ambiente.
Os produtores alegavam o fechamento da vala como forma de minimizar problemas que seriam causados pelas chuvas iminentes. Será encaminhado um relatório da secretaria de Meio Ambiente para o Ministério Público Federal para o prosseguimento das providências.
Também nesta segunda-feira, os técnicos do meio-ambiente, seguindo denúncia anônima, fizeram flagrante em um cativeiro ilegal de pássaros na localidade de Ladeira das Pedras.
No local foram apreendidos viveiros, gaiolas e alçapões, além dos cerca de 500 pássaros de diversas espécies, como canários da terra, bicos de lacre e galos da serra. O Senhor Josué Duarte foi identificado no local, mas fugiu posteriormente. A ocorrência foi registrada na delegacia.
O secretário Roberto Vinagre destacou a importância das ações. “Um dos nossos principais papéis é coibir o crime ambiental e preservar a fauna e nossos recursos naturais” – declarou o secretário.
Após a captura dos pássaros, foi realizada uma soltura ainda no local. Outra soltura, desta vez na Estação Ecológica de Guaxindiba, está programada para esta terça-feira.
ASCOM - SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário