Aconteceu nesta segunda-feira (29/08) a terceira edição do Encontro Pedagógico da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), em São Francisco de Itabapoana. O evento ocorreu no Praia Clube Guaxindiba e teve início às 8h. Mais de 600 pessoas participaram do encontro. Estava presente o prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira dama Romênia Azevedo. A secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o de Administração, Cláudio Cardoso e o subsecretário de Administração, José Renato Cunha também participaram.
O tema central do evento foi “Arte dentro e fora da sala de aula”. Como objetivo, o encontro buscou afinar os educadores para a questão cultural e mostrar sua importância no desenvolvimento do aluno. O evento foi direcionado aos professores, coordenadores e diretores da rede municipal.
A abertura do evento foi feita com apresentação de coral e dança dos alunos da E.E. M.Dirceu Dias da Silva, da localidade de Guaxindiba. Logo após, houve palestra e dinâmica com o jornalista e animador cultural Wilson Heindenfelder. Após o almoço, foram realizadas diversas oficinas como: Imagens que te quero ler; Batuque aí... ritos, ditos e mitos da cultura popular (re)inventando o povo brasileiro; Quem conta.... Encanta; O corpo; Aula de poesia, como eu queria; O ensino da arte de palavras, linhas, cores e formas; Musicalizando a vida e a arte; Teatro na educação; O mundo da vida, como mundo das culturas; Na trama do texto, os fios da contemporaneidade; Cinema na escola... escola no cinema; Quilling...papel e cor transformando o mundo; A mulher - universo nas artes plásticas e A linguagem da fotografia.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, o evento foi um sucesso e trará melhorias à educação no município. “O evento correu melhor do que esperávamos. Os educadores, que no evento estavam na posição de educandos, aprenderam lições que irão refletir muito positivamente nas salas de aula.” Comentou Yara.
Para o prefeito Beto Azevedo, a cultura tem um papel muito importante para o desenvolvimento da educação. “A educação é a base da sociedade. Através da arte, a cultura pode ser expressa na sala de aula e fora dela, desta forma os alunos podem dar mais valor às suas raízes e ajudar no desenvolvimento da comunidade onde vivem.” Explicou Beto.
Ascom-SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário