FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE

VOCÊ PRECISA DE CONSULTAS DE QUALIDADE AO SEU ALCANCE? VENHA PARA A PRÓ-SAÚDE, AQUI VOCÊ ENCONTRA CONSULTAS EM DIVERSAS ESPECIALIDADES E MÉDICOS RENOMADOS. SÃO ELES:

. Dra. Manuela Queiroz (GinecologistaObstétrica e Preventivo)
. Dra. Fernanda Aguiar (Clínica Geral e Dermatologista)
. Dr. Gabriel Cordeiro (Pediatra)
. Dr. Carlos André Chacar (Pediatra)
. Dr. Marcos Aurelio (Otorrino)
. Dr. Guilherme Calvão (Urologista)
. Dr. Arthur Borges (Neurologista)
. Dr. Vitor Perisse (Ortopedista)
. Dr. André Gustavo (Clínico Geral e Reumatologista)
. Dr. Gil Alvarenga (Clínico Geral e Endocrinologista)
. Dra. Denise Beraldi (Psicologa)
. Dra. Adriana Vilaça (Fonoaudiologa)

EXAMES LABORATORIAS PELO PLÍNIO BACELAR DE SEGUNDA A SEXTA DAS 07:00 AS 10:30.

TELEFONES DE CONTATO:
FIXO (22) 2789-1156 CELULAR (22) 97791153

LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE ao lado da cersan em São Francisco


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Controlar hábitos de vida e pressão arterial previne AVC, dizem médicos

O acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil.
Só nos seis primeiros meses de 2011, o SUS registrou 84 mil internações

Quais os fatores que podem desencadear um acidente vascular cerebral? Os médicos dizem que a pressão alta pode ser o primeiro passo para um AVC. Muita gente, infelizmente não tem se cuidado. Ao todo, 30 milhões de brasileiros sofrem com pressão alta. Com o tempo, essa doença, a que mais mata no país, pode provocar um infarto ou um AVC, como o que atingiu o técnico do Vasco.
O acidente vascular cerebral que atingiu o técnico Ricardo Gomes é o mais grave e menos comum: o hemorrágico. Ele representa de 10% a 20% dos casos, de acordo com os médicos. O vaso que leva o sangue para o cérebro se rompe e o sangue se espalha, formando um hematoma.
Os sinais do AVC hemorrágico aparecem de uma hora para a outra. Os sintomas mais comuns são: boca torta, dormência em alguma parte do corpo, visão dupla, fala enrolada e a força de um lado do corpo também diminuída.
“Algumas vezes o paciente tem esse sintoma e melhora depois de 30 minutos até duas horas. Mesmo assim, ele deve ser levado imediatamente ao serviço médico de assistência mais rapidamente possível”, explicou o médico especialista em AVC, Robson Santinato.
O técnico Ricardo Gomes estava no campo quando começou a ter sintomas de um derrame cerebral. Uma ambulância foi chamada e ele saiu carregado. A pressão arterial do técnico estava muito alta (19 por 12) no momento em que ele estava sendo examinado no centro médico do estádio.
Segundo os médicos, a hipertensão é uma doença que atinge 30 milhões de brasileiros e uma das principais causas do AVC. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 10% dos pacientes controlam a pressão de maneira correta.
“Na grande maioria das vezes, os pacientes são hipertensos de moderado a grave e têm hipertensão há algum tempo não controlada. Ao longo do tempo, essa pressão aumentada e não controlada leva ao estresse da parede do vaso, que sofre uma dilatação e fica frágil. Um momento desses, com pressão muito alta, o vaso rompe e o sangue cai dentro do tecido cerebral. Aí vai formar um hematoma dentro do cérebro”, explica o médico especialista em AVC, Robson Santinato.
O acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil. Só nos seis primeiros meses de 2011, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 84 mil internações. O neurologista Roberto Carneiro de Oliveira mostra a tomografia de um paciente que teve um AVC do mesmo tipo de Ricardo Gomes. A foto mostra o início do acidente vascular. Cinco horas depois, o hematoma já estava bem maior. As primeiras horas são decisivas para evitar sequelas.
“Nos pacientes que são atendidos rapidamente há muita chance de cura, até muitas vezes com poucos déficits e poucas sequelas. Um controle regular da pressão, com hábitos de vida saudáveis, controle da dieta, controle do peso, atividade física regular e, principalmente e se necessário, o uso da medicação com regularidade são fundamentais. O não controle adequado é quase certeza de que o paciente, em algum momento, vai ter um novo sangramento”, disse o neurologista Roberto Carneiro de Oliveira.
Esta não foi a primeira vez que Ricardo Gomes sofreu um derrame. O outro aconteceu há um ano e meio, quando ele treinava o São Paulo, e não deixou sequelas.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário