Na manhã desta segunda-feira (23/01), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, se reuniu com representantes da comunidade de Alegria dos Anjos. O encontro aconteceu na sede da secretaria de Meio Ambiente e contou com ainda com a presença de secretários e assessores. O assunto principal foi o lixão da localidade que vem sendo alvo de reclamações dos moradores.
Há mais de um ano a secretaria de Meio Ambiente está junto ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) vendo a possibilidade de acabar com o Lixão. O primeiro desejo foi de construir um aterro sanitário, o que foi descartado devido ao alto investimento. Ficou decidido então que o lixo da cidade será levado para um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), em Conselheiro Josino.
A mudança vai acontecer em duas etapas. Num primeiro momento o lixo vai ser retirado e levado para o CTR, o que deve acontecer a partir de março. Posteriormente, o local vai passar por uma remediação (retirada da concentração do contaminante no solo), replantação e estabilização do solo.
“Estamos esperando por isso há muito tempo. Quando aquele lixo não estiver mais lá, toda a comunidade de Alegria dos Anjos vai comemorar,” declarou Guilherme da Silva, 42 anos, produtor rural da localidade.
A Lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os municípios acabem com essas áreas a céu aberto até 2014. O município, mesmo sendo de pequeno porte, estará dando um importante passo a frente dos seus vizinhos maiores se antecipando à exigência legal.
Atualmente, trabalham no local mais de 12 famílias. Quando o Lixão acabar elas serão cadastradas para trabalharem na coleta seletiva do lixo que é outro projeto da Prefeitura
Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, todos são responsáveis pelo meio ambiente. “A responsabilidade ambiental é de todos. Cada um precisa fazer a sua parte. Todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente”, falou Vinagre.
O prefeito Beto Azevedo expôs sua preocupação com o problema “Desde o início do meu governo tenho preocupação com esse Lixão. É um compromisso meu, vamos acabar definitivamente com ele dentro do que a lei exige.”
ASCOM - SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário