Mesmo com a grande quantidade de chuva que vem caindo na região, a Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana liberou dados que atestam o não registro de alagamentos significativos no municipio. O relatorio afirma que há algumas áreas do litoral com cheias decorrentes do nível elevado dos rios e canais. Desde dezembro o departamento esta realizando diversas ações como o acompanhamento diário das áreas afetadas, o monitoramento de hora em hora dos Rios Itabapoana e Paraíba e retirada das famílias dos locais de risco, antes da ocorrência de inundamento.
A Defesa Civil ainda informou que o monitoramento do nível dos rios é feito através da medição do município vizinho, devido a foz dos Rios Paraíba e Itabapoana estarem localizados na região. Desde a noite de ontem (quarta-feira 04/01) o nível do Rio Paraíba se mantém estável com altura de 11,05 metros . O normal seria até 6 metros .
O Cabo Oliveira, técnico da Defesa Civil, disse que até o momento foram registrados 50 casos de desalojados, mas que ainda não há desabrigados no município. De acordo com Oliveira as comunidades de Gargaú, Campo Novo, Cacimbas e Muritiba estão com inundação gradual. Os demais pontos de enchente no município estão dentro da normalidade, como Santa Clara, Guaxindiba, Barra de Itabapoana, Máquina e Lagoa Feia.
As secretarias da prefeitura já se mobilizaram e permanecem nas regiões mais afetadas para atender as famílias.
O secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, pediu atenção das pessoas. “Sabemos que há pontos na cidade afetados pelas enchentes devido a grande quantidade de chuvas. Pedimos a colaboração das pessoas que estejam atentas às áreas de risco. A Defesa Civil está fazendo a sua parte. Qualquer ocorrência é só ligar para 199. É gratuito”, alertou Vinagre.ASCOM - SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário