Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/11) a primeira edição do Café Literário da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. O evento cultural reuniu alunos de todas as séries e contou com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira.
A idéia partiu de alguns professores das matérias de português e arte. O objetivo do projeto é de resgatar a tradição dos “cafés literários” e através deles levar conhecimento aos alunos. Nos eventos deste tipo, as pessoas podem trocar informações sobre cultura e apreciar a arte. O principal enfoque foram os escritores brasileiros, que muitas vezes são esquecidos no dia a dia. Participaram do evento o pintor e escultor Péres Dová e o poeta Roberto Acruche, ambos moradores do município.
Os alunos do 2º segmento participaram de várias atividades: música, dança, declamação de poesias brasileiras e desenho de caricaturas de escritores nacionais. Os alunos do 1º segmento também marcaram presença se caracterizando como personagens da literatura infantil. Foram montadas quatro salas de exposição: literatura infanto-juvenil, cultura da nossa terra, características do café literário e exposição de Péres Dová.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira, o evento é um incentivo para os alunos e para outras escolas. “Através desse projeto as crianças podem buscar a leitura, sendo uma porta aberta para a cultura em geral. O sucesso dessa iniciativa serve também de incentivo para outras escolas”, comentou Yara.
Ascom-SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário