Desenvolver e ampliar programas municipais que trabalhem os aspectos culturais, esportivos e educacionais, expansão da rede de creches e criação de áreas de lazer foram algumas das sugestões na 5º Conferência Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente, em São Francisco de Itabapoana. O encontro aconteceu para reunir as propostas levantadas no município para posteriormente serem apresentadas na Conferência Regional. O evento aconteceu no salão Ana Festas, no centro da cidade, e prosseguiu durante o dia inteiro.
A Conferência reuniu conselheiros, lideranças comunitárias, além de diversas autoridades municipais entre elas o prefeito Beto Azevedo, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), Alaildo Gomes Barreto, e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas. Na ocasião, todos os participantes receberam uma pasta contendo diversos itens, entre eles um cartaz da Campanha de Mobilização Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e o Regimento Interno da Conferência.
Ao iniciar o encontro, o administrador da paróquia de São Francisco de Paula, padre Lucas Mendes de Oliveira, deu a bênção sobre os alimentos do Coffe Break que posteriormente foram servidos entre os participantes.
A abertura oficial foi realizada pelo grupo “Art Lata”, ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal. Dando prosseguimento ao encontro, a doutoranda em Sociologia Política da Uenf, Desiane de Oliveira Lamonica, ministrou sobre o tema "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes". Em sua palestra, Desiane destacou a importância do assunto que é debatido no Brasil inteiro e a forma de organizar as sugestões do município para que estejam dentro de sua própria realidade.
O prefeito Beto Azevedo falou para os participantes. “Todos nós temos que ter responsabilidades com nossas crianças e adolescentes, e sei o quanto, pois também sou pai e avô. Vocês que são pais, professores, responsáveis observem suas crianças, conversem, trate-as com muito carinho, pois elas são o futuro”, aconselhou Beto.
No segundo momento, foram debatidos os quatro eixos temáticos entre as equipes para levantamento das propostas. Ao final do encontr,o foi realizada a eleição dos delegados que irão representar as instituições no Conselho Regional.
A 5ª Conferência Municipal foi encerrada com um grande coquetel oferecido pela secretaria de Promoção Social.
O presidente do CMPDCA, Alaildo Gomes Barreto parabenizou o resultado. “Vale ressaltar que todas as propostas sugeridas são importantes, pois estão dentro da nossa realidade. Quero agradecer a todos que participaram dessa mobilização para a implementação e monitoramento da política Estadual e o Plano decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, concluiu Alaildo.
ASCOM - SFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário