FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE

VOCÊ PRECISA DE CONSULTAS DE QUALIDADE AO SEU ALCANCE? VENHA PARA A PRÓ-SAÚDE, AQUI VOCÊ ENCONTRA CONSULTAS EM DIVERSAS ESPECIALIDADES E MÉDICOS RENOMADOS. SÃO ELES:

. Dra. Manuela Queiroz (GinecologistaObstétrica e Preventivo)
. Dra. Fernanda Aguiar (Clínica Geral e Dermatologista)
. Dr. Gabriel Cordeiro (Pediatra)
. Dr. Carlos André Chacar (Pediatra)
. Dr. Marcos Aurelio (Otorrino)
. Dr. Guilherme Calvão (Urologista)
. Dr. Arthur Borges (Neurologista)
. Dr. Vitor Perisse (Ortopedista)
. Dr. André Gustavo (Clínico Geral e Reumatologista)
. Dr. Gil Alvarenga (Clínico Geral e Endocrinologista)
. Dra. Denise Beraldi (Psicologa)
. Dra. Adriana Vilaça (Fonoaudiologa)

EXAMES LABORATORIAS PELO PLÍNIO BACELAR DE SEGUNDA A SEXTA DAS 07:00 AS 10:30.

TELEFONES DE CONTATO:
FIXO (22) 2789-1156 CELULAR (22) 97791153

LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE ao lado da cersan em São Francisco


sábado, 12 de novembro de 2011

Cirurgia de redução de estômago pode causar aversão a comida calórica, diz médico

Cerca de um terço dos pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago passam a ter aversão a alimentos gordurosos e açucarados. Essa mudança de paladar tem sido estudada por especialistas como o britânico Carel Le Roux, do Imperial College de Londres.
O médico esteve presente no 8º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que termina neste sábado (12) em Gramado (RS).
Ele conta que muitos desses pacientes, que antes apreciavam alimentos calóricos, de repente passam a ter desejo por comida saudável, como frutas e vegetais, chegando a surpreender os familiares.
As causas dessa alteração ainda não são totalmente compreendidas. “Pacientes que tomavam café com muito açúcar ou muito chocolate, por exemplo, passam a ficar satisfeitos com uma quantidade muito reduzida”, comenta Le Roux.
A mudança foi comprovada em estudos como o publicado este ano no American Journal of Physiology. O método avaliado pelo médico, no caso, foi o chamado “bypass gástrico em Y de Roux”, cirurgia que envolve a redução do estômago com desvio do intestino.
Cerca de 30% dos pacientes, no entanto, continuam sentindo desejo por comida gordurosa e açucarada após o procedimento. “É preciso entender que isso não acontece porque eles não foram motivados o bastante, mas por razões fisiológicas”, comenta. Essa parcela de pacientes corre mais risco de voltar a engordar alguns anos após a operação.
Estima-se que a cirurgia interfere nos sinais que o estômago envia ao cérebro durante a ingestão dos alimentos e na forma como o mecanismo de recompensa é acionado. Uma das substâncias que estariam envolvidas nesse processo é o peptídeo GLP1.
Le Roux observa que a compreensão desses hormônios pode levar à criação de medicamentos que, no futuro, ajudem a combater a obesidade sem a necessidade de cirurgia.
Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário